Criar um Site Grátis Fantástico
História da Era Cristã
História da Era Cristã

pergaminio

A História (do grego  ἱστορία, historía, que significa "pesquisa", "conhecimento advindo da investigação") é a ciência que estuda o homem e sua ação no tempo e no espaço, concomitante à análise de processos e eventos ocorridos no passado. Por metonímia, o conjunto destes processos e eventos. A palavra história tem sua origem nas «investigações» de heródoto, cujo termo em grego antigo é Ἱστορίαι (Historíai). Todavia, será tucídides o primeiro a aplicar métodos críticos, como o cruzamento de dados e fontes diferentes. O estudo histórico começa quando os homens encontram os elementos de sua existência nas realizações dos seus antepassados. Esse estudo, do ponto de vista europeu, divide-se em dois grandes períodos: Pré-História e História.

A referência de maior aceitação para se contar o tempo, atualmente, é o "nascimento de Cristo". Mas já houve outras referências importantes no Ocidente: os gregos antigos tinham como base cronológica o início dos jogos olímpicos; os romanos, a fundação de Roma. Ainda hoje, os árabes contam seu tempo pela Hégira, a emigração (não fuga) de Maomé de Meca para Medina.

Em 525 A.D um mong, chamado Dionísio Exiuo, propôs que todos os eventos fossem datados aparti do nascimento de jesus Cristo, que ele fixou no ano 753 da fundação de Roma. Era Cristã de Dionísio foi sendo adotaa desde o século 6 mas só foi admitido pela cúria Romana a parti do século 10.

Para os anos aparti do nascimento de Cristo, a contegem é feita em ordem crescente; para os anteriores e esse aontecimenoto, em ordem descrescente. Não há um ano zero. Portanto, o dia 31 de dezembro de 1 A.C. é seguido pelo dia primeiro de Janeiro do ano 1 A.D. (Anno Domini,ou seja, ano do Senhor ). Seguindo esssa lógica, o ano 1 A.D. é o primeiro ano do século 1 e o ano 100 A.D. o último. Por conseguir, o ano 2000 A.D. é o último do século 20 e tambem do terceiro milênio. Assim sendo, novo milênio só começou de fato em primeiro de janeiro de 2001 A.D. A inexistencia do zero entre 1 A.C. e 1 A.D. altera em um ano o cãlculo de períodos que se iniciam antes de Cristo e que findam durante a Era Critã.Por exemplo, se houvesse o ano zero, as 69 semanas proféticas (ou 483 dias-anos ) terminaram em 29 A.D.; todavia, como tal não existe, a contagem se estende pro mais um ano, findado em 27 A.D. A compreensão desse pormeno é de grande relevância para o cômputo dos períodos proféticos.

Por que as 69 semanasterminam no ano 27 e não no ano 26 da Era Cristã? Como processar o cálculo?

À primeira vista, se as 69 semanaa proféticas, ou 483 dias-anos, têm início no ano 457 A.C. , o Batismo de Jesus deveria ocorrer no ano 26 A.D. , pois 483 – 457 = 26. No entanto, visto queo ano zero nunca existiu, esse cálculo deve ser efetuado de outro modo.

Da manera como são usualmente dispostos, os anos A.C. e A.D. representam uma escala, em que a primeira parte é decrescente (ou regressiva) e a segunda é crescente ( ou progressiva ). Nessaescala, inexiste o ano zero, pois o ano 1 A.C. é seguido pelo ano 1 A.D.

A falta de ano zero impede a realização de cálculos que ultilizem similtaniamente anos A.C. e A.D. , como se pode verificar pelo seguinte exemplo:

Se o número cardial 10 for subtraído pelo número 3, o resultado será7, o número zero é autoamticamente utilizado. Visto, porérm, que entre os anos A.C. e A.D. não existem um ano zero, sntiu-se a necessidade da criação de uma escala, o mais semelhante possível com a vigente, para a qual fosse possível converte as datas em uso, com a exístencia de um ano que correspondesse ao zero. Nessa nova escala, tomando-se o ano 1 A.D. com +1, os anos seguintes seguem a progressão indefinidamente. O ano 1 A.C. passa a representar o zero, ano 2 A.C. torna-se 0-1, o ano 3 A.C torna-se o-2, sendo que tal propoção se repete initerrupitamente. O gráfico abaixo ilustra bem a relação entre esse 2 escalas. Por ser Ultilizada predominantimente pelos astrônosmos, a escala que contém o ano zero é chamada de astronõmica. Ela foi idelalizada por Jacques Cassini, em meados do Século XVIII.

 

Tabela de Conversão para a Escala Astronômica:

7
a.C.

6
a.C.

5
a.C.

4
a.C.

3
a.C.

2
a.C.

1
a.C.

1
a.D.

2
a.D.

3
a.D.

4
a.D.

5
a.D.

6
a.D.

7
a.D.

-6

-5

-4

-3

-2

-1

0

+1

+2

+3

+4

+5

+6

+7

a.C. = Antes de Cristo

a.D. = Depois de Cristo

Com tudo isso pecebe-se claramente porque as 69 semanas ( 483 anos ) findam no ano 27. O ano 457 A.C. equivale a – 456 da escala estrônomica, de maneira que p cálculo resulta em + 27, que corresponde ao ano 27 da Era Cristã: 483 – 456 = +27.

Atraves desta pagina da Hístoria da Era Cristã inicia-se uma seria de estudo da Bíblia da Era Cristã.

 Texto:Pesquisado e Reeditado por José Olveira

 

 

 

Referências

  1. CAIRE-JABINET, Marie-Paule (2003) "Introdução à Historiografia". São Paulo: EDUSC. p. 118.

  2. Hughes-Warrington, Marnie (2002) "50 Grandes pensadores da História". São Paulo: Contexto. p. 31.

  3. LEGOFF, Jacques (1976) "História:novos objetos". Rio de Janeiro: F. Alves. p. 71.

  4. BORGES, Vavy Pacheco Broges. O que é história. 14ª ed. São Paulo: editora Brasiliense, 1989. p.47. (Coleção primeiros passos).

 

 

Rating: 1.5/5 (50 votos)




ONLINE
1




Partilhe esta Página




Total de visitas: 4740